Kinkan, a pequena invocada


Provavelmente você já viu, mas achou que era brincadeira. Pois saiba que a laranjinha Kinkan, também cohecida como Kumquat, é tão pequenina quanto invocada. Isso porque carrega enormes benefícios para a saúde. Kumquat, em chinês, e Kinkan, em japonês, significam “laranja de ouro”. Mas, com este nome e aparência, a frutinha não é uma laranja. A espécie pertence ao gênero Fortunella, e não ao Citrus. Por isso, apresenta alguns diferenciais, como a menor quantidade de gomos e a casca mais fácil de digerir. Disponível o ano todo, você vai encontrar dois tipos de Kinkan. Uma delas é a Nagami, de formato oval e mais amarga, de uso versátil na cozinha, indicada para fazer doces, geléias e reduções para acompanhar pratos salgados. Já a espécie redonda é a Meiwa, doce e mais rara de encontrar. Apesar das diferenças, as duas são ricas em nutrientes e vitaminas, de uma maneira desproporcional a seu tamanho. Tanto quanto a leveza: 100 gramas têm apenas 71 calorias.

Vitamina C
Como suas primas, as laranjas, Kinkans são uma grande fonte de vitamina C. Elas contêm 73% da ingestão diária recomendada desta vitamina. Para nós, sua melhor atuação é no auxílio à perda de peso. A vitamina C ajuda na produção de um aminoácido chamado L-carnitina, responsável em transformar a gordura ingerida em energia. Quanto mais a L-carnitina é produzida, mais eficiente será o processo metabólico e a queima de gordura.

Antioxidantes
Comemos a Kinkan com casca e tudo. Isso é ótimo, já que sua casca é poderosa em antioxidantes. Segundo pesquisa do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, a casca da Kinkan é comprovadamente rica em polifenóis bioativos, eficientes no combate aos radicais livres e às inflamações. E hoje sabemos que a obesidade é uma doença inflamatória.

Fonte de proteínas
Normalmente não se pensa em frutas como fonte de proteínas, mas a baixinha também preenche este quesito. 100 gramas de Kinkans contém duas gramas de proteína. A ingestão diária recomendada deste macronutriente é de 46 gramas para mulheres e 56 gramas para os homens. Mesmo parecendo pouco, é bastante para uma fruta. Se você combinar uma porção com um tanto de nozes, já garante um aporte equivalente ao de uma refeição.

::Frutícola Progresso::

Av. Dr. Gastão Vidigal, 1946 - Pavilhão HFN - Box 162 - Vl. Leopoldina - São Paulo/SP :: Fones.: 11 3832-3681 . 3832-3671